Quem Somos

Na opinião dos profissionais que idealizaram o Portal “O que eu tenho?”, um dos fatores que pioram os prognósticos de qualquer condição de saúde é a falta de informação.

Assim, nasceu a idéia de criar um ambiente em que fosse possível harmonizar informação e conhecimento sobre saúde, propiciando o entendimento de assuntos que são discutidos no cotidiano das pessoas, mas sobre os quais pouco normalmente pouco se aprofunda.

O Portal “O que eu tenho?” é um de espaço de conhecimento e informação em que as pessoas possam tirar suas dúvidas e encontrar um caminho para lidar com suas questões. E apesar da característica de site comercial, o projeto editorial do Portal “O que eu tenho?”, entretanto, prevê isenção e indenpendência dos patrocinadores para a publicação de informações pertinentes da área de saúde física e mental, alimentação e bem estar.

O leitor é inteligente, o Portal “O que eu tenho?” veio para complementar seu conhecimento

A missão do Portal “O que eu tenho” é a de preencher de maneira séria e responsável a lacuna existente entre a informação e o conhecimento científico – de assuntos ligados à saúde, saúde mental, nutrição e qualidade de vida – e proporcionar esclarecimentos em uma linguagem clara, direta e acessível sobre os problemas de saúde e seus tratamentos.

Um dos desafios do Portal “O que eu tenho?” é interpretar a linguagem científica para o leitor não especializado sem, entretanto, recorrer a simplificações. Evitamos incorrer no erro de achar que os nossos leitores precisam ser “alfabetizados em saúde”.

Por isso entre nossos objetivos está evitar partir do chamado “modelo de déficit” de informação, onde o leitor é visto como “leigo” e/ou “analfabeto científico”, que não retêm a qualquer informação anteriormente consumida (ideia de apagamento do conhecimento adquirido até então).

Ao contrário, viemos para somar somar conhecimentos ao conjunto de informações que o leitor já possui e para preencher as possíveis lacunas desses conhecimentos.

Esperamos, através de nosso Portal, contribuir para um maior entendimento público sobre os temas de saúde.

A importância do entendimento público dos temas em saúde

Uma pesquisa* liderada por Nancy D. Berkman, e publicado pelo periódico Annals of Internal Medicine, analisou o impacto que tem um baixo grau de entendimento dos temas em saúde  e  concluiu que esse problema está associado a piores indicadores de saúde, uso menos eficiente dos serviços de saúde e dificuldades para entender e seguir as orientações médicas.

(* “Low Health Literacy and Health Outcomes: An Updated Systematic Review” em 19.07.2011)

Os resultados apontaram ainda que níveis menores do entendimento dos temas em saúde têm associação com mais internações hospitalares; pior estado de saúde e maior mortalidade entre os idosos; menos habilidade em demonstrar que as medicações estão sendo usadas de forma apropriada; menor capacidade para interpretar bulas de medicamentos ou rótulos de alimentos além de mensagens de promoção de saúde; mais atendimentos em serviços de emergência; menos exames de mamografia preventivos; menos vacinação para gripe.

Para Berkman uma pessoa com um bom entendimento sobre os temas de saúde é alguém é “o grau no qual um indivíduo consegue ter acesso, pensar a respeito e entender as informações básicas sobre saúde, e os serviços médicos, para decidir de forma apropriada sobre sua própria saúde”. E isso, para nós do Portal “O que eu tenho?”, é um dos objetivos a serem alcançados pelo nosso projeto.

Objetivo

A missão do Portal “O que eu tenho” (uma empresa jornalística de cunho informativo e privada), é a de preencher de maneira séria e responsável a lacuna existente entre a informação e o conhecimento científico – de assuntos ligados à saúde física, saúde mental, alimentação, bem estar e qualidade de vida – e proporcionar esclarecimentos em uma linguagem clara, direta e acessível sobre os problemas de saúde e seus tratamentos a partir de informações científicas – pesquisas e artigos – publicadas em periódicos nacionais e internacionais de qualidade, temas de interesse público e indicações de profissionais de referência das áreas assim como as sociedades científicas parceiras. Além disso disponibilizar centros de tratamento públicos e privados, além de opiniões de profissionais sérios e comprometidos com sua prática clínica.

Metas

Contribuir para uma cultura
Divulgar informações pertinentes sobre saúde para o público amplo
Evitar o lugar comum na divulgação dos temas propostos
Prezar pela qualidade dessas informações
Agregar novas informações aos temas já veiculados em outras mídias
Engajar os leitores para a leitura crítica e fomentar discussões de qualidade